quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Capim para Galinha e frangos caipira

Galinha Caipira – piquetes reduzem os custos com a alimentação

O cercado do piquete deve ser feito com tela de arame de no mínimo 1,5 m de altura, com uma mureta de 5 cm junto ao solo, que impeça o contato da tela com o chão. Pode-se utilizar, também, materiais alternativos como cercas de bambu, de madeira, alvenaria e os pré-fabricados, ou até mesmo cercado de pau-a-pique ou de tramas de varas de marmelo, como na região Nordeste.
O piquete, normalmente empregado no sistema semi-intensivo, pode também ser utilizado no sistema extensivo. A taxa de ocupação no sistema semi-intensivo deve ser de no mínimo um metro quadrado por ave, enquanto que para o sistema extensivo, com a ave sendo criada solta, a taxa é de cinco metros quadrados por ave.

Pode-se fazer pequenos piquetes, dentro da área total ocupada pelo lote de avesPode-se fazer pequenos piquetes, dentro da área total ocupada pelo lote de aves
A manutenção é feita basicamente com os cuidados como a fertilidade do solo, a escolha da forrageira mais adequada ao solo da região, o respeito à taxa de lotação e o tempo de permanência das aves no cercado.
A criação das aves em pastagens, muitas vezes, dependendo do número de aves e da área utilizada por animal, faz com que o tamanho total do piquete ocupado por lote fique muito grande. Isso faz com que as aves não ocupem toda a área a elas destinadas, pois terão tendência a ficarem próximo à área coberta. Consequentemente, essa região do piquete ficará desgastada com maior acúmulo de dejetos, enquanto o restante estará em boas condições, e muitas vezes precisará ser desbastada.
Como alternativa a esses problemas, pode-se fazer pequenos piquetes, dentro da área total ocupada pelo lote de aves e, dessa forma, faz-se uma rotação de uso desses piquetes menores. Essa rotação fornece, ainda, ao produtor, melhor manejo da alimentação concentrada e volumosa.
Como forragem, deve-se escolher uma espécie com altos teores de proteína, boa digestibilidade, crescimento estolonífero, grande taxa de redobra, já que os brotos fornecidos às aves devem ser novos e tenros. As folhas velhas e fibrosas são de baixa qualidade, determinando uma recusa natural da ave.
O capim mais usado para piquete é o CAPIM QUICUIO, além de possuir alto índice de proteína, este capim não morre fácil, e suas raízes profundas não podem ser arrancadas pelas aves, tendo rápido rebrote até mesmo em situações totalmente degradantes.
Recomenda-se uma área de 4 a 5 m2/ave. Os comedouros devem ser móveis e a quantidade dependerá do número de aves e da qualidade do capim. Nesse tipo de instalações, é importante deixar um ou dois piquetes vagos para realizar a rotação de pastagens.
Uma dica: O capim quicuio, alem de altos índices de proteínas e nutrientes, ele ainda ajuda as aves fazendo uma prevenção de doenças.
Estas sementes estão a venda na loja celeiro rural, para comprar  as sementes do capim quicuio, basta clicar no link abaixo:
https://www.celeirorural.com.br/wp/produto/sementes-de-capim-quicuio-01-quilo/

Um comentário:

Benefícios da Proteína de Ervilha

  A proteína de ervilha é uma opção de ingerir proteínas a base de plantas. O suplemento a base de proteína de ervilha foi criado com o...